Pular para o conteúdo principal

10 maneiras divertidas de dizer "tchau" e se despedir em japonês



 Já reparou como os personagens dos animes ou doramas se despedem? Eles costumam acenar um para o outro, não é mesmo? As despedidas são tão importantes quanto as apresentações quando se está aprendendo japonês.

Neste artigo, vou mostrar as diferentes formas de dizer "tchau" e se despedir de alguém em japonês, além das ocasiões e grupos de idade adequados para cada uma delas. Vou listar mais de 10 formas, então preste atenção, pois será bem interessante e rápido.

Saber várias formas de se despedir de alguém é importante, pois demonstra que você possui um bom conhecimento da língua japonesa e da cultura do país, o que resulta em uma habilidade linguística admirável.

Como falar tchau ou adeus em japonês?

O mais conhecido, sem dúvida, é o "sayounara", que é amplamente reconhecido como uma expressão japonesa e é bastante formal. Certamente já ouvimos essa expressão em desenhos animados, filmes e em outros lugares que não são necessariamente japoneses, o que mostra o quão popular ela é.

Até hoje, o "sayounara" é frequentemente usado, especialmente nas escolas, quando os alunos se despedem de seus professores. No entanto, você sabia que existem muitas outras formas de se despedir? Vou mostrar agora outras formas, tanto formais quanto informais.

Diferentes formas de se despedir em japonês

Agora que você já conhece a forma mais conhecida de dizer "tchau" em japonês, vamos explorar outras formas, tanto formais quanto informais, para você praticar seu vocabulário ao se despedir em japonês com amigos ou familiares.

バイバイ/BYE-BYE (Tchau tchau) Usado de forma casual, entre amigos e pessoas mais jovens.

また今度/MATA KONDO (Até a próxima) Também de forma casual, usado entre amigos, jovens e no ambiente de trabalho quando se despedem de alguém.

また会いましょう/MATA AIMASHOU (Vamos nos ver novamente) É usado formalmente e mais comumente para se despedir de alguém que você não encontra com frequência.

じゃね / またね/JAA NE/MATA NE (Até mais) Ambos são bastante informais, não indicam uma despedida permanente, mas sim o desejo de se ver novamente.

行ってきます/ITTE KIMASU (Estou indo) Usamos essa expressão quando estamos saindo de casa ou nos despedindo de alguém, como um estudante indo para a escola e se despedindo da mãe, por exemplo. Essa expressão é frequentemente encontrada em animes e doramas.

また明日/MATA ASHITA (Até amanhã) Também é bastante casual, usado quando sabemos que veremos a pessoa no dia seguinte.

気をつけて/KYO TSUKETE (Cuide-se) Essa expressão é usada quando alguém está ficando e a pessoa que está partindo deseja que ela tome cuidado. É comum utilizar essa expressão como uma forma de desejar sorte.

お大事に/O DAIJI NI (Cuide-se) Essa expressão é mais formal e usada para desejar que a pessoa fique bem, seja em termos de saúde, financeiros ou em outras circunstâncias.

ではまた/DE WA MATA (Até breve) É a versão encurtada de "mata aimashou" e possui o mesmo significado. Embora seja formal, é frequentemente usado em diálogos de animes.

今日はありがとうございました/KYO WA ARIGATOU GOZAIMASHITA (Obrigado por hoje) Essa é a forma mais formal que temos, usada para expressar gratidão e se despedir com respeito de alguém, seja um veterano ou alguém que tenha feito um favor.

Agora que você conhece essas diferentes formas de se despedir em japonês, poderá praticar e demonstrar seu conhecimento da língua japonesa e da cultura do país ao se despedir de maneira adequada.

É hora de dizer Mata ne!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 Expressões muito usadas no Inglês

  Para não se perder durante uma conversa, confira essas 20 expressões em inglês mais usadas em diálogos entre pessoas nativas no idioma! Aí você está conversando com um nativo e de repente “não tem a menor ideia” do que ele está falando e fica “mais perdido que cego em tiroteio”. Now what? As expressões em inglês, assim como no português, são maneiras informais e populares de se explicar alguma coisa de modo convencional, como, por exemplo, “ mark my words e “escreva o que estou te dizendo”. Além de algumas delas serem literalmente uma tradução para o português, outras você só aprenderá praticando, então take your time e conheça agora 20 expressões para se usar em uma conversa informal que são a piece of cake: 1. For goodness’ sake! – Pelo amor de Deus! Como usar: “For goodness’ sake, hurry up!” – “Pelo amor d

Comidas em japonês: nomes, vocabulário e pratos japoneses para saborear

 Nos últimos anos, a culinária japonesa tem se tornado cada vez mais popular em todo o mundo. É possível encontrar uma grande variedade de restaurantes com essa gastronomia tão característica. No entanto, as maravilhas da comida japonesa vão além do "sushi" e do "sashimi". Neste artigo, vou mostrar como falar em japonês sobre o meu tema favorito: comida! Vamos explorar os nomes de diferentes alimentos, legumes, verduras, frutas, bebidas e outras palavras relacionadas a esse assunto no idioma japonês. Conhecer mais sobre a culinária de um povo ou país é uma forma de mergulhar na cultura e na língua. A comida desempenha um papel fundamental em nossas vidas, portanto, é importante saber falar sobre ela em japonês e como pedir um "onigiri", um "ramen" ou qualquer outra iguaria. Vamos começar essa deliciosa jornada? Nomes de comidas comuns em japonês Em japonês, “comida” se diz ‘’ tabemono’’  e sua pronúncia é igual a  escrita romanji.  Vamos conferir